POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA ANÁLISE DO MS ALFABETIZA, CNCA E LEEI À LUZ DA META 5 DO PNE

Autores

  • Leidi Laura Bregueto ESCOLA MUNICIPAL PROF JOÃO DE LIMA PAES

Palavras-chave:

ALFABETIZAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

Este trabalho analisa três políticas públicas educacionais voltadas à promoção da alfabetização das crianças na idade certa, conforme preconiza a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE): o MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança (programa estadual de Mato Grosso do Sul), o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), de âmbito federal, e o programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), também de abrangência estadual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em análise documental de diretrizes oficiais e literatura científica. Os resultados parciais indicam que as políticas analisadas, embora com especificidades distintas, atuam de forma complementar, fortalecendo a formação docente, o uso de diagnósticos pedagógicos e a valorização das práticas de linguagem desde a Educação Infantil. A atuação articulada entre União, estados e municípios, aliada ao suporte técnico e ao monitoramento contínuo, revela-se como elemento-chave para o cumprimento da Meta 5 do PNE. Conclui-se que a consolidação dessas políticas depende da continuidade administrativa, financiamento adequado e compromisso político com a garantia do direito à alfabetização.

Biografia do Autor

Leidi Laura Bregueto, ESCOLA MUNICIPAL PROF JOÃO DE LIMA PAES

MESTRE EM LETRAS, área de concentração Literatura, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul, Campus de Três Lagoas. GRADUADA EM LETRAS com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas. GRADUADA EM PEDAGOGIA pela Instituição Zayn Educacional. Especialista em Gestão Escolar. Especialista de Psicopedagogia Institucional e Clínica e Especialista em Neuropsicopedagogia. Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Prof. João de Lima Paes. Professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino.

Referências

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Bregueto, L. L. (2025). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA ANÁLISE DO MS ALFABETIZA, CNCA E LEEI À LUZ DA META 5 DO PNE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10603