EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palavras-chave:
Educação Inclusiva; Formação Continuada; Atendimento Educacional Especializado.Resumo
As tecnologias modificaram o acesso ao conhecimento e a apropriação dele. Essa mudança suscita que a escola e professores se apropriem dessas ferramentas e desenvolvam competências, tecnológicas e pedagógicas, para implementá-las no processo de ensino aprendizagem. Esse percurso nem sempre é simples, quando levamos em consideração a falta de infraestrutura, recursos materiais e a capacitação e formação dos educadores. O artigo tem como objetivo relatar os aspectos relevantes sobre organização da proposta de formação docente em uma perspectiva colaborativa e de uma etapa da formação com aplicação do Plano Educacional Individualizado - PEI mediada por tecnologias com jovens e adultos com deficiência intelectual. A proposta extensionista de formação continuada está ancorada no tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, baseado nos pressupostos da pesquisa-ação. Os dados evidenciaram a contribuição da formação continuada para um ensino significativo. Conclui-se que a formação continuada apresentou práticas educacionais com resultados significativos, propiciando novos saberes docentes, para que ocorram efetivos processos de aprendizagem e inclusão.
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