EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Authors

Keywords:

Educação Inclusiva; Formação Continuada; Atendimento Educacional Especializado.

Abstract

As tecnologias modificaram o acesso ao conhecimento e a apropriação dele. Essa mudança suscita que a escola e professores se apropriem dessas ferramentas e desenvolvam competências, tecnológicas e pedagógicas, para implementá-las no processo de ensino aprendizagem. Esse percurso nem sempre é simples, quando levamos em consideração a falta de infraestrutura, recursos materiais e a capacitação e formação dos educadores. O artigo tem como objetivo relatar os aspectos relevantes sobre organização da proposta de formação docente em uma perspectiva colaborativa e de uma etapa da formação com  aplicação  do  Plano  Educacional  Individualizado - PEI  mediada  por  tecnologias  com jovens e adultos com deficiência intelectual. A proposta extensionista de formação continuada está ancorada no tripé universitário: ensino, pesquisa  e extensão, baseado nos pressupostos da pesquisa-ação. Os dados evidenciaram a contribuição da formação continuada para um ensino significativo. Conclui-se que a formação continuada apresentou práticas educacionais com resultados significativos, propiciando novos saberes docentes, para que  ocorram efetivos processos de aprendizagem e inclusão.

Author Biographies

Julianne viana Guerra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2025). Pós-Graduada em Educação Especial e Inovação Tecnológica - IEE/UFRRJ (2024). Pós-Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância - PIGEAD/UFF (2023).  Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Inclusão Educacional e Social (PROPED/UERJ). Orientadora Educacional do Município de Maricá/RJ. Tutora a Distância das disciplinas Pedagógicas e Tutora Editora do Consórcio CEDERJ/UERJ. ORCID: https://orcid.org/0004-9559-6317. E-mail:juliannegviana@hotmail.com

Cristina Angélica Mascaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora-Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, do ProPEd/UERJ e do PROFEI/UEM. Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2017). Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2002) e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Foi Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica ( - FAETEC (2002-2018). Coordenadora de Monografias do CEDERJ no curso de Pedagogia/UERJ. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5399-6898 . E-mail: cristinaangelicamascaro@gmail.com

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Published

2025-12-05

How to Cite

viana Guerra, J., & Mascaro, C. A. (2025). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10590