ENSINO DE CIÊNCIAS: FOMENTANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Educação, alfabetização científica, aprendizado significativoResumo
Nas últimas décadas, a educação tem se destacado na mídia e nos discursos políticos. No entanto, essa preocupação não tem se traduzido em mudanças efetivas na realidade educacional brasileira. Apesar de algumas intenções políticas voltadas para essa questão, persiste uma significativa discrepância em relação aos padrões globais de educação. A evolução da educação no Brasil tem sido lenta; embora tenha havido avanços, o número de analfabetos no país continua elevado. Este artigo tem como objetivo discutir a alfabetização científica como estratégia para promover aprendizagens significativas, a partir de uma revisão de literatura ancorada em autores como Freire, Chassot, Díaz e Moran, Sasseron. A análise destaca que a Alfabetização Científica não se limita à transmissão de conteúdos, envolve práticas educativas que favorecem o pensamento crítico, a investigação e a compreensão do mundo natural.
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