ENSINO DE CIÊNCIAS: FOMENTANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

  • Maria Geni Pereira Bilio Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilson Pequeno da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Vanessa Costa Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Educação, alfabetização científica, aprendizado significativo

Resumen

Nas últimas décadas, a educação tem se destacado na mídia e nos discursos políticos. No entanto, essa preocupação não tem se traduzido em mudanças efetivas na realidade educacional brasileira. Apesar de algumas intenções políticas voltadas para essa questão, persiste uma significativa discrepância em relação aos padrões globais de educação. A evolução da educação no Brasil tem sido lenta; embora tenha havido avanços, o número de analfabetos no país continua elevado. Este artigo tem como objetivo discutir a alfabetização científica como estratégia para promover aprendizagens significativas, a partir de uma revisão de literatura ancorada em autores como Freire, Chassot, Díaz e Moran, Sasseron. A análise destaca que a Alfabetização Científica não se limita à transmissão de conteúdos, envolve práticas educativas que favorecem o pensamento crítico, a investigação e a compreensão do mundo natural.

Biografía del autor/a

Maria Geni Pereira Bilio, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Mestrado em Ensino pela Universidade de Cuiabá-UNIC na área de concentração: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, em Tecnologias em Educação a Distância e em Mídias na Educação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada Cândido Rondon e em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela UFMT. Professora da Rede Pública de Ensino Municipal de Várzea Grande/MT

 

Gilson Pequeno da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, em Uberlândia - MG. Mestre em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2002), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2005) e Especialização em Gestão na Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2006). Atualmente é professor de educação básica no Município de Várzea Grande e professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral e Educação Física no Ensino Superior na Formação de Professores, atua no Ensino Fundamental, atuando nos seguintes temas: lúdico, brincar, infantil, educação ambiental, formação, alfabetização

Vanessa Costa Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - PPGEdu/UFGD (Bolsista Capes), Linha de pesquisa: Educação, Formação de Professores e Prática Educativas. Mestra em Ensino pelo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (IFMT). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Com especialização em Educação a Distância pelo SENAC - MT. Servidora do Instituto Federal de Mato Grosso - Pedagoga Técnica Administrativa.

Citas

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Bilio, M. G. P., Silva, G. P. da, & Gonçalves, V. C. (2025). ENSINO DE CIÊNCIAS: FOMENTANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10575