TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: concepção de infância em formação continuada de professores

Autores

  • Sonia de Fátima Leal de Abreu UEMS

Palavras-chave:

Infância;, Humanização, Formação Continuada

Resumo

RESUMO: este artigo busca dar visibilidade à concepção de infância presente na Teoria Histórico-cultural em seu percurso de desenvolvimento humano. O objetivo da pesquisa é compreender como a infância é considerada na formação continuada de professores, partindo dos conhecimentos de desenvolvimento humano. A metodologia se fundamenta no referencial teórico-metodológico de Vygotsky (1935), Áries (1973), Mello (2017) e Marino Filho (2022). A pesquisa centra-se na bibliográfica, com levantamento de dados em artigos sobre a infância na Teoria Histórico-cultural e na legislação brasileira. Os resultados consideram a infância como uma condição do desenvolvimento humano, que revela o pertencimento da criança naquele meio em que ela habita, brinca, corre e vive com a liberdade de expressão por meio de aparatos lúdicos e da própria natureza. Uma infância histórica e cultural que cria a sua própria cultura. Na formação continuada de professores da infância é necessário ter claro essa concepção. Esta pesquisa, apontou a construção da linguagem, como veículo de desenvolvimento humano, tal como proposto pela Teoria Histórico-Cultural, para a qual a linguagem é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo humano. O pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana. A formação continuada de professores encontra-se escassa na área da educação da infância com o foco na concepção de infância.

 

Biografia do Autor

Sonia de Fátima Leal de Abreu, UEMS

Resumo da biografia: Sonia de Fátima Leal de Abreu nascida em Inocência MS, pedagoga pela UFMS, campus de Três Lagoas. Mestre em Educação pela UFMS, Campus de Corumbá. Doutora em Letras pela UFMS, campus de Três Lagoas. Prof.ª Aposentada atualmente professora temporária UEMS, CAMPO GRANDE.

Referências

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Abreu, S. de F. L. de. (2025). TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: concepção de infância em formação continuada de professores. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10517