TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: concepção de infância em formação continuada de professores
Keywords:
Infância;, Humanização, Formação ContinuadaAbstract
RESUMO: este artigo busca dar visibilidade à concepção de infância presente na Teoria Histórico-cultural em seu percurso de desenvolvimento humano. O objetivo da pesquisa é compreender como a infância é considerada na formação continuada de professores, partindo dos conhecimentos de desenvolvimento humano. A metodologia se fundamenta no referencial teórico-metodológico de Vygotsky (1935), Áries (1973), Mello (2017) e Marino Filho (2022). A pesquisa centra-se na bibliográfica, com levantamento de dados em artigos sobre a infância na Teoria Histórico-cultural e na legislação brasileira. Os resultados consideram a infância como uma condição do desenvolvimento humano, que revela o pertencimento da criança naquele meio em que ela habita, brinca, corre e vive com a liberdade de expressão por meio de aparatos lúdicos e da própria natureza. Uma infância histórica e cultural que cria a sua própria cultura. Na formação continuada de professores da infância é necessário ter claro essa concepção. Esta pesquisa, apontou a construção da linguagem, como veículo de desenvolvimento humano, tal como proposto pela Teoria Histórico-Cultural, para a qual a linguagem é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo humano. O pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana. A formação continuada de professores encontra-se escassa na área da educação da infância com o foco na concepção de infância.
References
Referências
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