DO OLHAR À AÇÃO: experiência reflexiva em práticas pedagógicas contextualizadas
Palavras-chave:
prática pedagógica, reflexão docente, ensino contextualizadoResumo
Este relato de experiência apresenta as vivências do Estágio Obrigatório II, realizado em uma escola estadual do Mato Grosso do Sul, com turmas do 1º e 2º anos do ensino médio, com foco no ensino de Língua Portuguesa. Fundamentado em Paulo Freire (2006; 2008a) e Lajolo (2009), o trabalho adotou uma abordagem qualitativa, com observação participante da prática docente e atuação em regência. Durante a observação, a estagiária auxiliou a professora regente e registrou informações relevantes sobre a estrutura escolar, a prática pedagógica e as particularidades da turma. Na etapa de regência, foram elaboradas atividades alinhadas ao conteúdo previsto no bimestre, utilizando recursos como jogos digitais — a exemplo do The Sims — e discussões sobre redes sociais e a cultura do cancelamento, com o objetivo de promover a reflexão crítica e a participação ativa dos estudantes. Os resultados indicaram que a aproximação entre conteúdo escolar e realidade discente favorece o diálogo, o pensamento crítico e a construção de sentido no processo de aprendizagem, conforme os princípios freirianos. A experiência também evidenciou o potencial da gestão escolar como espaço estratégico para a transformação educacional. Este relato contribui como base escrita para futuras análises e reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas, democráticas e contextualizadas.
Referências
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed.; São Paulo: Centauro, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
LAJOLO, M. O texto não é pretexto. Será que não é mesmo? In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.