DO OLHAR À AÇÃO: experiência reflexiva em práticas pedagógicas contextualizadas

Authors

Keywords:

prática pedagógica, reflexão docente, ensino contextualizado

Abstract

Este relato de experiência apresenta as vivências do Estágio Obrigatório II, realizado em uma escola estadual do Mato Grosso do Sul, com turmas do 1º e 2º anos do ensino médio, com foco no ensino de Língua Portuguesa. Fundamentado em Paulo Freire (2006; 2008a) e Lajolo (2009), o trabalho adotou uma abordagem qualitativa, com observação participante da prática docente e atuação em regência. Durante a observação, a estagiária auxiliou a professora regente e registrou informações relevantes sobre a estrutura escolar, a prática pedagógica e as particularidades da turma. Na etapa de regência, foram elaboradas atividades alinhadas ao conteúdo previsto no bimestre, utilizando recursos como jogos digitais — a exemplo do The Sims — e discussões sobre redes sociais e a cultura do cancelamento, com o objetivo de promover a reflexão crítica e a participação ativa dos estudantes. Os resultados indicaram que a aproximação entre conteúdo escolar e realidade discente favorece o diálogo, o pensamento crítico e a construção de sentido no processo de aprendizagem, conforme os princípios freirianos. A experiência também evidenciou o potencial da gestão escolar como espaço estratégico para a transformação educacional. Este relato contribui como base escrita para futuras análises e reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas, democráticas e contextualizadas.

Author Biography

Hanju Cedeno Lima, UFGD

Licenciada em Letras Português, Inglês e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Realizou intercâmbio acadêmico na Universidad ICESI, em Cali, Colômbia, no curso de Licenciatura en Lenguas Extranjeras con énfasis en inglés, por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA). Atualmente, atua como teacher assistant na Maple Bear e participa como voluntária do projeto social UEMS Acolhe.Durante a graduação, foi bolsista do subprojeto Letras Português do PIBID/UFGD, integrou os programas de Iniciação Científica (PIBIC e PIVIC), o Programa de Educação Tutorial (PET), foi monitora da disciplina de Estudos Semióticos e membro do Centro Acadêmico de Letras (CALET). Participou do Grupo de Pesquisa Tralex (ensino de línguas, tradução e materiais lexicográficos) e atuou como assistente e tradutora de espanhol e inglês na COP16 Colombia Paz con la Naturaleza, promovida pela ONU. Concluiu recentemente o UNIGOU Remote Program (University of Hradec Králové, República Checa) e o Leaders Program (Harvard University).

References

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed.; São Paulo: Centauro, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

LAJOLO, M. O texto não é pretexto. Será que não é mesmo? In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

Published

2025-12-05

How to Cite

Cedeno Lima, H. (2025). DO OLHAR À AÇÃO: experiência reflexiva em práticas pedagógicas contextualizadas. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10516