DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS UNIVERSIDADES DO MATO GROSSO DO SUL

Autores/as

  • Domitila Santos Chaves UFGD
  • Andréia Nunes Militão UEMS

Palabras clave:

Direito à educação, Formação de Professores, Educação

Resumen

O presente trabalho examina a inserção dos Direitos Humanos nos cursos de formação de professores. Ancora-se em abordagem qualitativa e tem como procedimento de coleta de dados a pesquisa documental, tendo como corpus de análise os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de alguns cursos de letras de três universidades públicas situadas no Estado de Mato Grosso do Sul (MS). Almeja-se identificar a presença de disciplinas relacionadas aos Direitos Humanos nas licenciaturas das Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas. A pesquisa empreendida indica a ausência da disciplina/componente curricular de Educação em Direitos Humanos em vários cursos de licenciaturas das universidades públicas do Mato Grosso do Sul, aspecto que fragiliza uma formação de professores assentada na justiça social e na cidadania. A análise dos dados se deu por análise de conteúdo.

Citas

Livro/ capítulo de livro

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Publicado

2023-12-06

Cómo citar

Santos Chaves, D., & Nunes Militão, A. (2023). DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS UNIVERSIDADES DO MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8928

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