DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS UNIVERSIDADES DO MATO GROSSO DO SUL

Authors

  • Domitila Santos Chaves UFGD
  • Andréia Nunes Militão UEMS

Keywords:

Direito à educação, Formação de Professores, Educação

Abstract

O presente trabalho examina a inserção dos Direitos Humanos nos cursos de formação de professores. Ancora-se em abordagem qualitativa e tem como procedimento de coleta de dados a pesquisa documental, tendo como corpus de análise os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de alguns cursos de letras de três universidades públicas situadas no Estado de Mato Grosso do Sul (MS). Almeja-se identificar a presença de disciplinas relacionadas aos Direitos Humanos nas licenciaturas das Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas. A pesquisa empreendida indica a ausência da disciplina/componente curricular de Educação em Direitos Humanos em vários cursos de licenciaturas das universidades públicas do Mato Grosso do Sul, aspecto que fragiliza uma formação de professores assentada na justiça social e na cidadania. A análise dos dados se deu por análise de conteúdo.

References

Livro/ capítulo de livro

CANDAU, V. M. F.; SACAVINO, S. B. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, v. 36, n. 1, 15 fev. 2013.

CANDAU, Vera Maria. Professores/as: multiplicadores/as de educação em direitos humanos. Sociedade e Cultura, vol. 16, núm. 2, julio-diciembre, 2013, pp. 309-314.

Cellard, A. A análise documental. In J. Poupart. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos, 2012, pp. 295-316. Vozes.

Dicionário

AIEXE, E.M.A. Direitos humanos. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA,

L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

Artigo de periódico

CARDIERI, E. Direitos humanos e formação de educadores: Algumas reflexões. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 3, n. 4, p. 23-32, 30 jun. 2011.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

FREITAS, Kátia Siqueira de; ROCHA, Ailana Freitas. Políticas educacionais, direitos humanos e formação do professor. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 02, n. 03, p. 57-71, jan./jun. 2019.

SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico- metodológicos para análise de documentos. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, 2005.

Published

2023-12-06

How to Cite

Santos Chaves, D., & Nunes Militão, A. (2023). DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS UNIVERSIDADES DO MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8928

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.