ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENFRENTANDO A AUSÊNCIA DA ARTE LATINO-AMERICANA NA ESCOLA

Autores/as

Resumen

Este artigo reflete sobre experiências obtidas em três programas de estágios obrigatórios em dois níveis escolares, a saber: nível médio e fundamental II, programas integrantes do currículo do curso de Licenciatura em Artes da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Partindo da constatação da falta da abordagem da arte latino-americana no ensino de arte, com exceção à arte brasileira, foram investigadas algumas propostas para reverter esse quadro, através da elaboração de intervenções pedagógicas com o objetivo de criar sentimento de pertencimento à América Latina. No programa de estágio curricular para o ensino médio elaborou-se uma oficina extraclasse que culminou com a pintura das paredes da sala de aula, pintura que teve como mote o Muralismo Mexicano. No estágio obrigatório para o ensino fundamental foram elaboradas aulas sequenciais que contextualizaram a arte dos povos ameríndios, a arte colonial, e a moderna latino-americana. Entendemos a partir dessa experiência que apenas aulas dentro de programas de estágio são insuficientes para o alcance do objetivo, no entanto, propiciamos uma reflexão crítica sobre a ilusória hegemonia europeia que asfixia a nossa ancestralidade mascarando nossa identidade, e cria a fragmentação entre países e culturas da América Latina.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

ABREU, S. R. de. (2019). ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENFRENTANDO A AUSÊNCIA DA ARTE LATINO-AMERICANA NA ESCOLA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 519–525. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5893

Número

Sección

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado