A EDUCAÇÃO INFANTIL DOURADENSE EM TEMPOS DE REFORMAS

Autores/as

  • Walgistela Ponse Aguiar BIANCO REME - SEMED

Resumen

O presente trabalho, trata-se de um relato de experiência de uma professora da educação infantil municipal de Dourados – MS. Destaca alguns documentos que tratam das mudanças ocorridas na educação brasileira, em especial, na educação infantil. O relato foi elaborado através das vivencias e experiências vividas pela equipe em que atua a professora relatora. O relato é baseado na nova metodologia adotada pela educação infantil douradense, baseada na experiência da cidade italiana de Reggio Emilia, em que os espaços fazem parte do currículo de aprendizagem das crianças, que são colocadas como protagonistas do seu conhecimento, ou seja, é a própria criança que ao se sentir instigada a respeito de algum assunto irá em busca de conhecimentos novos e o educador deve propor projetos de investigação utilizando variados tipos de materiais e espaços, propiciando assim diversas experiências. O trabalho tem por objetivo de fomentar as discuções sobre o tema e, por conseguinte suscitar soluções para as dificuldades que estão sendo encontradas. Já que algumas instituições do município estão no processo de implementação deste modelo e estão encontrando algumas dificuldades. Como resultado, a equipe do Centro de Educação Infantil Municipal Paulo Gabiatti, aprova a modelo educacional implantado, mas reivindica condições de espaço físico adequado e materiais pedagógicos necessários para a realização adequada do projeto.

 

PALAVRAS CHAVE: Educação infantil.   Mudanças metodológicas.   Reggio Emilia.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

BIANCO, W. P. A. (2019). A EDUCAÇÃO INFANTIL DOURADENSE EM TEMPOS DE REFORMAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1215–1223. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5881