MEDIAÇÃO “CULTURAL”: DANÇA E O ENSINO DE ARTE
Resumen
Este trabalho tem como objetivo discutir acerca da mediação “cultural” – aqui constando entre aspas pelo processo de (re)verificação do conceito – enquanto uma abordagem epistemológica artístico-pedagógica, que busca sensibilizar o indivíduo para apreciação de obras artísticas. Para respaldar essa discussão serão apresentados conceitos sobre mediação cultural, tendo como base os estudos de autores de diferentes linguagens artísticas, como: artes visuais, teatro e dança. Essa discussão será atravessada pelas minhas experiências com a mediação em dança e teatro que se iniciaram em 2014, pois esta é uma pesquisa de cunho auto-etnográfico, e pelos estudos dos autores que compõe a base teórica deste trabalho. Neste percurso de investigação, as especificidades da mediação em dança se deflagraram como campo a ser pesquisado, com o propósito de refletir sobre as formas de significação desta linguagem, como a construção de sentidos através da percepção corporal, e os vieses da abordagem de uma ação de mediação direcionada ao sensível corporal, apresentando aspectos que podem direcionar a prática da mediação em dança. Além disso o artigo trata do caráter pedagógico da mediação, que dialoga diretamente com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em Arte, promovendo a aproximação dos estudantes enquanto espectadores, com os artistas e suas produções, tratando o professor de Arte como um Arte-mediador em sala de aula, trazendo também para a discussão a Abordagem Triangular presente nos PCNs. Faz-se necessário um trabalho que anteceda a apreciação da obra, bem como posteriormente, cumprindo assim suas etapas fundamentais, e evitando que visitas a museus, por exemplo, não consistam apenas em passeio para os estudantes, mas que de fato possa provocar experiência estética e reflexão artística, com a expectativa de que o trabalho em mediação possa ser uma potente ferramenta de sensibilização e incentivo à prática de apreciação a obras artísticas, com desdobramentos fundamentais à formação do sujeito.