A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A ELEIÇÃO DE DIRETORES NA LITERATURA EDUCACIONAL

Autores/as

  • Pamela Caetano GIMENES Universidade Federal da Grande Dourados
  • Andreia Vicência Vitor ALVES Programa de pós graduação PEPGedu na UFGD/FAED

Resumen

Neste estudo nos atemos à eleição de diretores, com o objetivo de apreender a gestão democrática e a eleição de diretores como um de seus mecanismos. Isso por meio de pesquisa qualitativa, através de levantamento bibliográfico. Assim, usamos livros, capítulos de livros, artigos em periódicos que tratam da gestão escolar democrática e da eleição de diretores. Iniciamos abarcando a gestão escolar democrática e em seguida a eleição de diretores como um mecanismo de gestão e seguimos para a considerações finais. Concluímos que a eleição para diretores dentre as demais, é uma das formas mais democráticas de se escolher uma pessoa para ocupar o cargo de gestor na escola, pois a descentralização do poder deve iniciar-se buscando uma maneira de inserir todos os segmentos que compõem o corpo escolar a participarem, as eleições é um dos principais mecanismos da gestão democrática da educação, já que possibilita que a comunidade escolar escolha um gestor escolar que atenda aos seus anseios, bem como o diálogo, a autonomia e a descentralização do poder. Contudo, para que os sujeitos tomem parte e participem das ações que escola promove, faz-se necessário que a comunidade tenha conhecimento de seus direitos de participação no âmbito escolar e os coloque em prática.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

GIMENES, P. C., & ALVES, A. V. V. (2019). A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A ELEIÇÃO DE DIRETORES NA LITERATURA EDUCACIONAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 799–809. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5820