INTERVENÇÕES DE LEITURA NA ESCOLA: VIVÊNCIAS NO PIBID-LETRAS
Resumen
A leitura é uma das competências trabalhada na educação básica, sobretudo nas aulas de Língua Portuguesa, e que se revela de essencial importância inclusive na inserção social e no exercício da ação cidadã. Neste trabalho, apresentamos intervenções de leitura realizadas com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas de Dourados. As ações ocorreram no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Língua Portuguesa, do curso de Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. A primeira delas foi realizada em forma de oficina de leitura envolvendo a obra Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, contando com leitura dramatizada, confecção de marca páginas em forma de boneca e roda de conversa, na qual os alunos puderam partilhar histórias de preconceito. E a segunda ação integrou a leitura de contos e minicontos. As intervenções foram realizadas após a construção do plano de trabalho e, posteriormente, efetuamos a partilha reflexiva sobre sua aplicação, etapas que contaram com as contribuições de todo o grupo de pibidianos: iniciantes à docência, coordenadoras e supervisoras. Essas vivências mostraram que é possível promover o diálogo entre professores universitários, professores da educação básica e alunos em formação. Dessa forma, esperamos contribuir para a melhoria das práticas dos educadores e dos educandos, consequentemente, para a qualidade do ensino de Língua Portuguesa.Publicado
2019-12-05
Cómo citar
JULIOTTI, J., TRAQUETA, C. D. L., & MIQUELETTI, E. A. (2019). INTERVENÇÕES DE LEITURA NA ESCOLA: VIVÊNCIAS NO PIBID-LETRAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 1131. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5810
Número
Sección
Eixo 8. Relatos de Experiencias