ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, UMA PERSPECTIVA A PARTIR DOS PROFESSORES DO CURSO DE QUIMICA (UEMS E UFGD).
Resumen
Este texto deriva de pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Grande Dourados do curso de Pedagogia. Articula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisa Politicas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF) que investiga a formação de professores nas licenciaturas da UFGD e UEMS. Para o presente estudo propõe-se um recorte que aborda a temática do estágio supervisionado nas licenciaturas em química. Objetivando compreender como se desenvolve o estágio supervisionado no curso, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista com docentes do curso, embora recorra-se também à pesquisa documental para contextualizar o lócus do estágio. Os procedimentos metodológicos utilizados estão ancorados na pesquisa documental, com estudo na legislação, em especial a Lei de Estágio, Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e normativos internos das duas universidades. As entrevistas realizadas seguiram o modelo de entrevista semi estruturada, que foi acompanhado de aplicação de questionário prévio aos participantes. Como resultados alcançados destacam-se os diversos aspectos de semelhança quanto às preocupações e dificuldades encontradas pelos professores da UFGD e UEMS. Através das entrevistas foi possível que diversas preocupações de autores como Dias (2005), Pimenta e Lima (2005/2006) foram identificadas no curso, dentre elas, as dificuldades em se materializar dentro das universidades fatores como a relação teoria-prática, convênios escola e universidade, falta de recursos na formação de professores, organização do estágio curricular supervisionado, além da desvalorização do professor da educação básica. A partir disso observamos a necessidade da continuação da pesquisa, buscando realizar uma análise do ambiente escolar a partir do olhar e outros sujeitos ouvindo também os professores da educação básica e os alunos da universidade.