ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, UMA PERSPECTIVA A PARTIR DOS PROFESSORES DO CURSO DE QUIMICA (UEMS E UFGD).

Autores/as

  • Isadora de Souza NOGUEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
  • Fábio PERBONI UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Resumen

Este texto deriva de pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Grande Dourados do curso de Pedagogia. Articula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisa Politicas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF) que investiga a formação de professores nas licenciaturas da UFGD e UEMS. Para o presente estudo propõe-se um recorte que aborda a temática do estágio supervisionado nas licenciaturas em química. Objetivando compreender como se desenvolve o estágio supervisionado no curso, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista com docentes do curso, embora recorra-se também à pesquisa documental para contextualizar o lócus do estágio. Os procedimentos metodológicos utilizados estão ancorados na pesquisa documental, com estudo na legislação, em especial a Lei de Estágio, Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e normativos internos das duas universidades. As entrevistas realizadas seguiram o modelo de entrevista semi estruturada, que foi acompanhado de aplicação de questionário prévio aos participantes. Como resultados alcançados destacam-se os diversos aspectos de semelhança quanto às preocupações e dificuldades encontradas pelos professores da UFGD e UEMS. Através das entrevistas foi possível que diversas preocupações de autores como Dias (2005), Pimenta e Lima (2005/2006) foram identificadas no curso, dentre elas, as dificuldades em se materializar dentro das universidades fatores como a relação teoria-prática, convênios escola e universidade, falta de recursos na formação de professores, organização do estágio curricular supervisionado, além da desvalorização do professor da educação básica. A partir disso observamos a necessidade da continuação da pesquisa, buscando realizar uma análise do ambiente escolar a partir do olhar e outros sujeitos ouvindo também os professores da educação básica e os alunos da universidade.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

NOGUEIRA, I. de S., & PERBONI, F. (2019). ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, UMA PERSPECTIVA A PARTIR DOS PROFESSORES DO CURSO DE QUIMICA (UEMS E UFGD). ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 131. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5805

Número

Sección

Eixo 2. Formação Inicial de Professores