EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE AS PROPOSTAS POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS.

Autores/as

  • Rosilene Moreira de SOUZA UCDB

Resumen

Resumo: O objetivo do presente estudo é demonstrar a evolução da educação especial do modelo de segregação até chegarmos ao modelo de educação inclusiva, que permeia a educação brasileira na atualidade. A análise desse processo está embasada no estudo de autores como Mazzotta (2001) Mantoan (2003) e dos documentos norteadores da educação inclusiva, como a Constituição Federal de (1988), a LDB n 9394/96- Lei de Diretrizes e bases da educação Nacional e da Política Nacional de Educação Especial na educação inclusiva (2008). Comparando a legislação educacional com a realidade educacional, observa-se que a inclusão dos alunos com deficiência na rede regular ainda não se consolidou. O percurso deste texto demonstra que a proposta da educação inclusiva na escola pública brasileira é um processo em construção e que apesar de alguns marcos legais, ainda temos muito que desenvolver no sentido consolidar as políticas educacionais inclusivas e a construção de uma escola inclusiva para todos. O processo de inclusão não é passível de acontecer somente por determinação legal. A construção dessa nova lógica educacional inclui a participação de todos os alunos com ou sem deficiência e toda a comunidade escolar, efetivando o conceito de educação inclusiva e reforçando o direito a cidadania.

 

Palavras – chaves: educação; inclusão; políticas públicas.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

SOUZA, R. M. de. (2019). EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE AS PROPOSTAS POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 860–867. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5801