UMA REFLEXÃO SOBRE SENTIDO E SIGNIFICADO DA DOCÊNCIA EM ARTE, NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores/as

  • Ana Paula NOGUEIRA
  • Celi Correa NERES

Resumen

O presente artigo afigura-se como subsídio para formar base para discussões acerca do sentido e o significado da docência em Arte no âmbito Arte nos Centros de Atendimento Educacional Especializado – CAEE. Para compreender as relações existentes na docência, será construído um percurso em que se apresenta as complexidades do trabalho docente na contemporaneidade, posteriormente apresenta-se algumas questões sobre o ensino de Arte, no sentido de se pensar a função social e o currículo de Arte e, por fim, serão feitas as relações do ensino de Arte nos CAEE e com as questões previamente discutidas. Para subsidiar a formação da crítica a respeito do tema delimitado, foram eleitos três autores principais: Basso (1998), Duarte (2016), Gatti (2017). Os autores dialogam no sentido de construir, a partir das complexidades do trabalho docente, o entendimento sobre como enfrentar as adversidades no âmbito escolar, entendimento este que se estendem para o âmbito do CAEE. O exposto ao longo deste artigo faz inferir que o enfrentamento às adversidades só é possível quando o professor toma consciência sobre o sentido e o significado do seu trabalho, superando, assim os processos alienantes, promovendo um processo de ensino e aprendizagem com qualidade.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

NOGUEIRA, A. P., & NERES, C. C. (2019). UMA REFLEXÃO SOBRE SENTIDO E SIGNIFICADO DA DOCÊNCIA EM ARTE, NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 698–711. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5765