EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO
Resumen
O presente artigo surgiu através de uma proposta avaliativa da disciplina Educação Escolar Indígena do curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Ponta Porã, o qual foi elaborado através de pesquisa bibliográfica, utilizando diversos autores a respeito da temática, sendo esses: SANTOS (2013), RODRIGUES (2013), SARTORO (2019) e demais autores. Pretende-se discorrer acerca da educação escolar indígena atual, mais especificamente sobre a formação de professores indígenas, o processo de formação e atuação, os métodos de ensino e a relação entre escola e cultura nas comunidades indígenas brasileiras, assim como a construção do currículo diferenciado para atender aos povos indígenas, de maneira que se considere a integração dos conhecimentos científicos aos saberes culturais que já trazem consigo. Ao discorrer sobre a educação escolar indígena, formação de professores e currículo escolar, percebemos que todo esse processo encontra-se em (re)construção, no sentido de pensar uma educação escolar que atenda às necessidades das comunidades indígenas, sem abster-se dos conhecimentos científicos. O currículo escolar indígena é uma ferramenta vital nesse processo de reflexão, pois é através dele que deve-se pesquisar maneiras de implantar o ensino intercultural, pensando na ascensão das comunidades indígenas considerando os fatores sociais, culturais e econômicos.