A LUDICIDADE E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM CEINF NA CIDADE DE CORUMBÁA,MS

Autores/as

Resumen

A ludicidade é como uma ferramenta importante para o auxílio do ensino aprendizagem da criança, pois ela passa a se descobrir e ao outro, além disso, desempenha um papel no processo de formação e no desenvolvimento da criança, desde os aspectos psicomotores, até mesmo nas relações interpessoais e desta em sociedade e na tomada de decisões. Tendo como base referencial Freire, Kshimoto, Vygotsky, Piaget e Wallon em que estes autores transpõem em suas especificidades de investigação o processo complexo do desenvolvimento da criança. A ação do brincar, do jogo, da experiência lúdica reverbera um sentido salutar e de necessária atenção do professor durante a formação da criança. Destaca-se que será realizada uma pesquisa de cunho teórica, com levantamento de dados e publicações referentes a ludicidade no processo formativo da criança, no entanto, considerando a práxis pedagógica do professor. Para que esta seja melhor conhecida e analisada com mais sensibilidade e cuidado, serão levados em conta entrevistas semi-estruturadas a serem realizadas com docentes de um CEINF na cidade de Corumbá, com professores atuantes em salas de pré-escola que mediam as ações pedagógicas com crianças de 3 a 5 anos de idade. Como resultado, espera-se que essa pesquisa identifique neste contexto as relações necessárias do professor entre teoria e prática na execução da ação pedagógica lúdica.

 

Palavras-Chaves: Ludicidade. Ensino aprendizagem. Práxis Pedagógica. Formação e desenvolvimento da criança.

 

Biografía del autor/a

Laura Helena Cena de Arruda SAAVEDRA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus do Pantanal

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

SAAVEDRA, L. H. C. de A., & VIEIRA, L. C. (2019). A LUDICIDADE E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM CEINF NA CIDADE DE CORUMBÁA,MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p.105. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5748

Número

Sección

Eixo 2. Formação Inicial de Professores

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