REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Autores/as

  • Gabrielly Marques CENTURION UFMS/CPPP
  • Edneia de ABREU UFMS/CPPP
  • Shirley da Silva MATIAS Centro Universitário da Grande Dourados

Resumen

Edneia de ABREU (UFMS/CPPP)[1]

Gabrielly Marques CENTURION (UFMS/CPPP)[2]

Shirley da Silva MATIAS(UNIGRAN/EAD)³

Eixo 8 – Relato de Experiência

 

RESUMO: Esse relato apresenta as experiências vividas no projeto interdisciplinar de intervenção que foi realizada no abrigo Municipal “Casa da Criança e do Adolescente” no município de Ponta Porã/MS e apresentado como avaliação final da disciplina de Fundamentos da  Ação Educativa em Espaços não escolares do Curso de Pedagogia da UFMS. Essa atividade foi desenvolvida para atender ao planejamento de um projeto de intervenção, observando a necessidade da presença do pedagogo para além das paredes das salas de aula. Com base nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Diretrizes curriculares do curso de pedagogia e autores como Libâneo(2005) e Gohn (2008) se  desenvolveu a proposta pedagógica e a organização de jogos e brincadeiras para as crianças do abrigo, as atividades oferecidas foram planejadas e de acordo com a faixa etária das crianças atendidas no abrigo escolhido pelo grupo para realizar a intervenção. O município possui dois abrigos que atendem crianças de zero à 17 anos e doze meses, no caso do abrigo municipal Casa da Criança e do Adolescente é um abrigo misto e atualmente atende aproximadamente 15 crianças, um deles paraplégico. Importante ressaltar que os meninos permanecem neste abrigo até os 11 anos e 11 meses quando então são transferidos para outro abrigo exclusivamente masculino e lá permanecem até quase completarem os 18 anos. A metodologia utilizada para a elaboração deste relato foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação em espaços não escolares e em abrigos e a descrição das atividades com as crianças resultando num estudo de caso sobre uma experiência imprescindível para se compreender a contribuição do Pedagogo nos espaços não escolares.

 

PALAVRAS-CHAVE: Abrigo. Projeto de intervenção. Vivências.

 


[1]  Graduanda do curso de Pedagogia – UFMS. Email: edieniaabreu19@gmail.com

[2]  Graduanda do curso de Pedagogia – UFMS. Email: gabrielly710.marques@gmail.com

³ Docente  do curso de Pedagogia Campus de Ponta Porã – UFMS. Email: shirleymatias@gmail.com

Biografía del autor/a

Gabrielly Marques CENTURION, UFMS/CPPP

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Edneia de ABREU, UFMS/CPPP

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus de Ponta Porã

Shirley da Silva MATIAS, Centro Universitário da Grande Dourados

Mestre em Geografia, atua na educação básica, graduação e pós-graduação ead.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

CENTURION, G. M., ABREU, E. de, & MATIAS, S. da S. (2019). REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1109–1116. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5745