MEU ALUNO É AUTISTA - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: Algumas considerações

Autores/as

  • Flavia Teles GONÇALVES Universidade Federal da Grande Dourados
  • Gabriela MACHADO Universidade Federal da Grande Dourados

Resumen

O Transtorno do Espectro autista (TEA) se caracteriza por alterações no processo de desenvolvimento neurológico, ocorrentes de forma precoce que causa falta de capacidade social e de comunicação. Com a perspectiva da educação inclusiva o aluno com TEA passou a fazer parte do ambiente escolar, o que exige dos professores novos conhecimentos. Sendo assim, esse estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática da formação de professores atuantes com alunos autistas. A pesquisa é bibliográfica do tipo “Estado da Arte”, e para tal, foi lançado mão da base de dados do Portal de Periódicos Capes, o qual proporcionou os materiais analisados. O recorte temporal foi dos últimos dez anos e foi selecionado um total de 66 estudos. Ao final, por meio da análise dos trabalhos é possível inferir que ainda há muitos caminhos a serem descobertos no campo da formação de professores para o trabalho com alunos autistas, considerando que esse é um tema relativamente novo e que está em processo de amadurecimento. Entretanto, é válido dizer que já existem pesquisas que caminham para a descoberta, explicação e, embora em pouca quantidade, práticas pedagógicas que visam melhorar o atendimento educacional a alunos com autismo e assim dar visibilidade ao tema.  

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

GONÇALVES, F. T., & MACHADO, G. (2019). MEU ALUNO É AUTISTA - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: Algumas considerações. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 620–633. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5734