MEU ALUNO É AUTISTA - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: Algumas considerações
Resumen
O Transtorno do Espectro autista (TEA) se caracteriza por alterações no processo de desenvolvimento neurológico, ocorrentes de forma precoce que causa falta de capacidade social e de comunicação. Com a perspectiva da educação inclusiva o aluno com TEA passou a fazer parte do ambiente escolar, o que exige dos professores novos conhecimentos. Sendo assim, esse estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática da formação de professores atuantes com alunos autistas. A pesquisa é bibliográfica do tipo “Estado da Arte”, e para tal, foi lançado mão da base de dados do Portal de Periódicos Capes, o qual proporcionou os materiais analisados. O recorte temporal foi dos últimos dez anos e foi selecionado um total de 66 estudos. Ao final, por meio da análise dos trabalhos é possível inferir que ainda há muitos caminhos a serem descobertos no campo da formação de professores para o trabalho com alunos autistas, considerando que esse é um tema relativamente novo e que está em processo de amadurecimento. Entretanto, é válido dizer que já existem pesquisas que caminham para a descoberta, explicação e, embora em pouca quantidade, práticas pedagógicas que visam melhorar o atendimento educacional a alunos com autismo e assim dar visibilidade ao tema.