A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORAS LEIGAS NAS ESCOLAS RURAIS DE PARANAÍBA/MS (1970-1990)
Resumen
Este trabalho compõe a pesquisa de Mestrado em Educação “Constituição das professoras leigas nas escolas rurais em Paranaíba/MS -1970-1990” tem como objetivo investigar a constituição de professoras leigas das antigas escolas rurais da cidade de Paranaíba nos períodos de 1970 a 1990. Como aporte teórico baseia-se na Teoria Histórico-Cultural que se ancora no Materialismo Histórico Dialético, este método implica em refletir sobre desenvolvimento histórico do objeto em sua totalidade. Para a investigação da constituição das professoras leigas foram analisados os diários de classes que contém registros das atividades que foram desenvolvidas e os contratos das professoras que trabalharam nas escolas rurais nas décadas de 1970 a1990. Estas professoras passavam por muitas dificuldades como deslocamento para chegar à escola, algumas eram muito distantes da cidade, ficavam longe de suas famílias, elas ensinavam o mínimo para os alunos, pois elas sabiam o básico, o estudo se baseava no ato de ler, escrever e fazer conta. È neste sentido que o trabalho pretende perquirir a constituição destas professoras. Considera-se que em suas singularidades, as professoras leigas representavam o universal, o retrato da escola rural no Brasil, as condições adversas da profissão e a precariedade das escolas rurais subalternas ao processo de desenvolvimento urbano, considerado sempre em avanço e o rural em atraso.Descargas
Publicado
2019-12-05
Cómo citar
SANTOS, D. S. dos, & PIATTI, C. B. (2019). A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORAS LEIGAS NAS ESCOLAS RURAIS DE PARANAÍBA/MS (1970-1990). ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 67–81. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5728
Número
Sección
Eixo 2. Formação Inicial de Professores