EXPERIÊNCIAS DE INICIANTES À DOCÊNCIA A PARTIR DO CONTO “SOBROU PRA MIM”, DE RUTH ROCHA, COM ALUNOS DO 8° ANO A, DA ESCOLA ESTADUAL RAMONA DA SILVA PEDROSO, MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS

Autores/as

  • Paulo Cesar dos Santos MARTINS Universidade Federal da Grande Dourados
  • Bruno Mota da SILVA Universidade Federal da Grande Dourados

Resumen

O presente trabalho busca apresentar os resultados finais obtidos a partir do desenvolvimento de um projeto realizado com a turma do 8° ano de uma escola pública estadual da cidade de Dourados-MS. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Letras/UFGD), integrando iniciantes à docência, supervisora da escola e coordenadoras de área.  O objetivo geral e específico do projeto foi, a partir da leitura de um conto – “Sobrou pra mim”, de Ruth Rocha – trabalhar a identificação das características desse gênero, relembrando seus elementos básicos, e exercitar a interpretação e produção textual dos alunos. Para sustentar teoricamente a elaboração do projeto e seu desenvolvimento, foi imprescindível recorrer à noção de gêneros discursivos de Bahktin (1997) e à leitura de obras que tratam da Literatura (EAGLETON, 2006; COMPAGNON, 2009) e dos operadores de leitura da narrativa (FRANCO JR, 2003). Durante dois encontros de 2 horas/aula, aulas expositivas e dialogadas permitiram a contextualização das referidas obras como embasamento para explanação sobre o gênero textual conto. Ainda, foi realizada a leitura do conto de Ruth Rocha, que permitiu a apreensão dos principais elementos constituintes do gênero textual em questão. Como atividade avaliativa, foi solicitado para que, em duplas, os educandos produzissem e compartilhassem com a turma um conto com a mesma temática tendo a mediação final do bolsista acerca dos contos produzidos à luz do referencial teórico que serviu de base para a realização do projeto. Portanto, a experiência aponta que um trabalho de pré-leitura, leitura e pós-leitura, considerando o papel da leitura como geradora de prazer estético, pode levar os alunos a desenvolverem um maior envolvimento com o texto, o que facilita a sua compreensão, a abordagem das características do gênero e, consequentemente, uma melhor produção textual. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Conto. Gênero. Escola. Docência. PIBID.

Biografía del autor/a

Paulo Cesar dos Santos MARTINS, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018). Enfoque de pesquisa nos seguintes temas/áreas: Integração Regional; cidades-gêmeas; fronteiras brasileiras e Áreas de Livre Comércio. Possui, ainda, experiência em diagramação e edição.

Bruno Mota da SILVA, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduando em letras pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

MARTINS, P. C. dos S., & SILVA, B. M. da. (2019). EXPERIÊNCIAS DE INICIANTES À DOCÊNCIA A PARTIR DO CONTO “SOBROU PRA MIM”, DE RUTH ROCHA, COM ALUNOS DO 8° ANO A, DA ESCOLA ESTADUAL RAMONA DA SILVA PEDROSO, MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 1053. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5710