CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR SENSÍVEL NUMA PERSPECTIVA HUMANIZADORA

Autores/as

  • Débora Cristiane Carvalho SOUZA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal https://orcid.org/0000-0002-5683-0180
  • Leandro Costa VIEIRA Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Resumen

RESUMO:

Diante de um mundo globalizado em que as informações são geradas em segundos, nos deparamos com a consequência do conforto imediato, relacionamentos frios e distantes. Percebemos que a frieza e a rigidez são reproduzidas na escola em forma de uma educação para resultados imediatos gerando um ambiente escolar desconfortável com professores rígidos e alunos desmotivados, gerando um contraditório, já que em meio as superficialidades a escola deveria trazer o que há de mais profundo em termos de conhecimentos e vivências. Em face disso, esse estudo traz uma reflexão a cerca da formação docente e da educação do sensível, com o objetivo de investigar as contribuições da ludicidade na formação desse professor mais humanizado que contribui para o desenvolvimento inteiro e pleno do educando, que compreenda que a aprendizagem envolve o intelecto e a emoção. Verificar como práticas lúdicas pode além de formar vínculos afetivos, proporcionar um ambiente agradável para um aprendizado significativo. Esse texto é um recorte de uma pesquisa mais ampla, com aspectos qualitativos, que buscou através de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que se encontram em processo de formação inicial, juntamente com referenciais teóricos a relevância de uma formação lúdica e sensível que prepara o professor as diferentes realidades que se apresentem que os capacitam a uma prática de aproximação e afetiva.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Educação do sensível. Ludicidade.

Biografía del autor/a

Débora Cristiane Carvalho SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Graduanda do curso de Pedagogia.

Leandro Costa VIEIRA, Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Docente do curso de Pedagogia

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

SOUZA, D. C. C., & VIEIRA, L. C. (2019). CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR SENSÍVEL NUMA PERSPECTIVA HUMANIZADORA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 44–55. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5696

Número

Sección

Eixo 2. Formação Inicial de Professores

Artículos más leídos del mismo autor/a