MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS LEIGOS/AS: CONSTITUIÇÃO DA PROFISSÃO
Resumen
Este relato de experiência faz parte de uma pesquisa que está sendo elaborada a partir de uma documentação construída com memórias de formação de professoras leigas, que atuaram com crianças em classes multisseriadas na rede pública do mesmo município. Neste contexto, apontamos que as memórias destas docentes serão analisadas sob a perspectiva da história oral e seus procedimentos específicos. O recorte temporal situa-se na década de 1960, por sinalizar o período no qual as professoras atuaram na educação na condição de leigas, sem formação para o magistério. Nesse aspecto, a pesquisa orienta-se na perspectiva de discutir com autores da nova história cultural, em que analisaremos a formação da profissão docente, especialmente, na perspectiva da história da educação. No caso das nossas professoras leigas, atualmente aposentadas, à época atuavam em áreas rurais com crianças de ensino primário, vivenciando dificuldades de toda sorte, pessoais, geográficas, econômicas, culturais, entre outras. Além disso, precisavam buscar o reconhecimento do seu trabalho a partir da profissionalização, que embora já estivesse reconhecida, a partir dos cursos de magistérios nas escolas normais, nessa região ainda era muito incipiente. Desta forma esperamos compreender como se constituiu a profissão e a formação destas professoras neste período, através das fontes documentais e uma documentação a ser produzida a partir dos relatos destas mulheres. Ou seja, buscaremos os vestígios da escola rural primária, contada na memória, trajetória e histórias de vida destas professoras, que embora não se formando no magistério, foram ‘professoras leigas de carreira’, dedicando toda a sua vida à educação de crianças nessa região.
Palavras-chave: História da Educação. Magistério Rural. Professores/as Leigos/as.