COMO SE DÁ O TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Autores/as

  • Luan Angelino FERREIRA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria José de Jesus Alves CORDEIRO

Resumen

O presente trabalho visa fomentar discussões acerca do trabalho docente dos profissionais que atuam na Educação Infantil. É notório que os cursos de Pedagogia têm em sua maioria alunas do sexo feminino, por isso, a necessidade de refletir acerca dos papéis sociais determinados em nossa sociedade, os quais associam o curso de Pedagogia por exemplo, a apenas um gênero, no caso o feminino. Nesse sentido é preciso compreender como se dá o trabalho docente de professores homens que atuam na Educação Infantil que atende um segmento que necessita de atenção e cuidados, ou seja, a ajuda e o contato de um adulto. A partir dos estudos de gênero, a proposta é entender o porquê de se encontrar poucos professores homens atuando na Educação Infantil, bem como, desnudar se existem preconceitos e dificuldades vivenciados por eles quando estão em atuação. Utilizando-se de um estudo bibliográfico com base em  pesquisas  de autores que também se debruçam sobre a temática, apresenta-se no corpo deste breve estudo alguns apontamentos sobre as dificuldades encontradas por esses profissionais, dificuldades estas vinculadas aos preconceitos e discriminações advindos da sociedade como um todo e da comunidade escolar, gerando  barreiras na atuação, ou seja, discursos de que homem não tem o dom, atenção e jeito para lidar com crianças pequenas e, minimizando a questão da formação profissional.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

FERREIRA, L. A., & CORDEIRO, M. J. de J. A. (2019). COMO SE DÁ O TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 555–562. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5632