IDEIAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE ASPECTOS DA POLUIÇÃO SONORA: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Franciele Rodrigues LIMA Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Amélia MONTEIRO Universidade Federal da Grande Dourados

Resumen

Apresentamos aqui os resultados de pesquisa que investigou algumas ideias de vinte e oito licenciandos em física de uma universidade pública brasileira sobre a poluição sonora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual, pela especificidades avaliamos tratar-se de um estudo de caso. Os participantes responderam a um questionário, constituído por seis questões. Na presente análise, focamos apenas nas unidades de significado relacionadas a duas perspectivas, a saber: o que entendem por poluição sonora e quais as possíveis consequências dessa para a saúde humana. Para a organização das respostas dos licenciandos às questões em torno dessas duas perspectivas, nos fundamentamos na Análise de Conteúdo e organizamos as respostas em categorias. As respostas evidenciam um certo desconhecimento da abrangência da poluição sonora e notadamente seus efeitos sobre a saúde humana. No entanto, o estudo aponta que a temática acústica associada a poluição sonora necessita ser trabalhada com os futuros professores, inclusive pelo motivo de os auxiliar a terem uma visão mais realista sobre seus futuros campos de pesquisa, bem como organizando ações para que os conteúdos da física sejam tratados de maneira a fazer significado experiencial tanto em suas vidas como na dos seus futuros campos de atuação educacional formal ou não formal.

Biografía del autor/a

Maria Amélia MONTEIRO, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciências - Física (Licenciatura) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), mestrado em Ensino nas Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e doutorado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é docente da FACET/UFGD. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professores, história e filosofia da ciência e da tecnologia e linguagem. 

Publicado

2018-06-01

Cómo citar

LIMA, F. R., & MONTEIRO, M. A. (2018). IDEIAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE ASPECTOS DA POLUIÇÃO SONORA: UM ESTUDO DE CASO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4829