EVASÃO DOCENTE: A TROCA DA DOCÊNCIA PELA FUNÇÃO DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE EDUCAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS ARIQUEMES
Resumen
RESUMO: Este artigo teve como intuito investigar a evasão docente na rede estadual de ensino, no qual verificamos que um bom número de professores abandonaram a docência e migraram para o Instituto Federal de Educação de Rondônia, Campus Ariquemes, mas contudo, para o cargo de técnico administrativo, e buscamos verificar se houve relação entre as políticas públicas educacionais com esta evasão. O objetivo geral deste trabalho é verificar as causas do abandono docente da rede pública estadual de educação, no advento de uma função técnica administrativa no Instituto Federal de Educação de Rondônia. A pesquisa, de natureza qualitativa, propõe-se interpretar os dados levantados por meio de pesquisa documental realizada entre janeiro a abril de 2018, no qual analisamos os Currículos Lattes de todos os servidores técnicos administrativos em educação do campus Ariquemes e verificamos que dos 65 técnicos, 17 destes eram docentes da rede estadual de educação de Rondônia. A partir da verificação desses dados partimos para análise e buscamos na revisão de literatura entender este fenômeno estudado e com resultados obtidos, podemos concluir que os investimentos feitos em recursos humanos pelo Governo do Estado estão muito aquém do esperado, levando muitos professores a buscarem novas alternativas de trabalho e muitos deixando a carreira do magistério.
Palavras-chave: Educação. Evasão docente. Escola. Professor. Estado.