A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO/NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO E A PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: DESAFIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Autores

  • Silvana de Fátima dos SANTOS
  • Francisco Roberto da Silva CARVALHO
  • Izaqueu Chaves de OLIVEIRA

Resumo

RESUMO: O presente trabalho resulta da análise da concepção e da organização curricular em uma perspectiva de interdisciplinaridade que permeia o fazer pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agropecuária. Para isso, parte-se dos estudos dos documentos orientadores nacionais e institucionais, analisando seus pressupostos contrastados à prática pedagógica. Analisou-se os documentos emanados pelo MEC/SETEC (2007; 2008; 2009), CEE/CEB (2012a; 2012b) documentos institucionais: Plano de Desenvolvimento Institucional (2009), Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agropecuária (2012). A investigação foi subsidiada pelo método materialismo histórico e dialético e configura-se numa pesquisa documental, que recorre à análise bibliográfica e a pesquisa de campo para a interpretação da realidade evidenciada. Utilizou-se o questionário como instrumento para o levantamento de dados, que teve como participantes seis professores que atuam nos componentes curriculares do núcleo comum, núcleo diversificado e núcleo profissionalizante. Provisoriamente, conclui-se que há entre a concepção de interdisciplinaridade, presente nos documentos orientadores e a prática pedagógica desenvolvida, um distanciamento entre o ideal e a realidade evidenciada. Que são elementos que inferem diretamente na (des)articulação curricular: a própria matriz curricular do curso que  organiza os componentes por núcleos; a formação dos professores que atuam no curso (licenciados e bacharéis) que culminam em direcionamentos de práticas diversificas, mas que não se comunicam; a organização temporal  envolvendo o planejamento do professor (planejamento de ensino e de aula)  que são realizados em dias e horários diversos, entre outros fatores que contribuem para a prevalência da multidisciplinaridade curricular. A pesquisa foi realizada em 2017 em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

 

PALAVRAS-CHAVE: Organização curricular. Interdisciplinaridade. Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico.

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

SANTOS, S. de F. dos, CARVALHO, F. R. da S., & OLIVEIRA, I. C. de. (2018). A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO/NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO E A PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: DESAFIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4729