ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE INSTRUTOR, PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

Resumen

Introdução: A formação dos profissionais de saúde ainda está centrada no modelo flexneriano, focado na doença e não no indivíduo, contudo, as instituições de Nível Superior do país, estão em processo de reformulação curricular, para permitir que os egressos, aprendam a lidar com as subjetividades e diferenças culturais, tendo uma percepção crítica da realidade, tornando um profissional resolutivo e proativo. A mudança, na grade curricular dos cursos de graduação em saúde, acontece para preparar os profissionais para trabalharem no Sistema Único de Saúde. Objetivo: Narrar a experiência de formação de instrutor para o Curso de Capacitação, para Agentes Comunitários de Saúde. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência, após a participação de formação como instrutora do curso de qualificação inicial de agentes comunitários de saúde, utilizando como metodologia a aprendizagem, com base em problemas-PBL. Conclusão: A utilização de metodologia ativa impulsiona o processo de ensino aprendizagem, o sujeito torna-se construtor do seu conhecimento adquirindo habilidades necessárias para sua prática em saúde.

Biografía del autor/a

Ana Carla TAMISARI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

MESTRANDA DO MESTRADO PROFISSIONAL ENSINO EM SAÚDE-UEMS. ESPECIALISTA EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA PELA UFMS; ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E ENFERMAGEM DE URGÊNCIA PELA FACULDADE IGUAÇU-ISFACES PR .BACHAREL EM ENFERMAGEM PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS-UNIGRAN. ATUO COMO ENFERMEIRA OBSTETRA PELO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS-FILIAL EBSERH.

Publicado

2018-06-01

Cómo citar

TAMISARI, A. C. (2018). ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE INSTRUTOR, PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4684