ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE INSTRUTOR, PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

Abstract

Introdução: A formação dos profissionais de saúde ainda está centrada no modelo flexneriano, focado na doença e não no indivíduo, contudo, as instituições de Nível Superior do país, estão em processo de reformulação curricular, para permitir que os egressos, aprendam a lidar com as subjetividades e diferenças culturais, tendo uma percepção crítica da realidade, tornando um profissional resolutivo e proativo. A mudança, na grade curricular dos cursos de graduação em saúde, acontece para preparar os profissionais para trabalharem no Sistema Único de Saúde. Objetivo: Narrar a experiência de formação de instrutor para o Curso de Capacitação, para Agentes Comunitários de Saúde. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência, após a participação de formação como instrutora do curso de qualificação inicial de agentes comunitários de saúde, utilizando como metodologia a aprendizagem, com base em problemas-PBL. Conclusão: A utilização de metodologia ativa impulsiona o processo de ensino aprendizagem, o sujeito torna-se construtor do seu conhecimento adquirindo habilidades necessárias para sua prática em saúde.

Author Biography

Ana Carla TAMISARI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

MESTRANDA DO MESTRADO PROFISSIONAL ENSINO EM SAÚDE-UEMS. ESPECIALISTA EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA PELA UFMS; ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E ENFERMAGEM DE URGÊNCIA PELA FACULDADE IGUAÇU-ISFACES PR .BACHAREL EM ENFERMAGEM PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS-UNIGRAN. ATUO COMO ENFERMEIRA OBSTETRA PELO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS-FILIAL EBSERH.

Published

2018-06-01

How to Cite

TAMISARI, A. C. (2018). ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE INSTRUTOR, PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4684