REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
A formação inicial de professoras para atuar na Educação Infantil tem sido parte substancial do trabalho que desenvolvemos como docentes em duas universidades no estado de Mato Grosso do Sul, a saber, UFGD e UFMS. À vista disso, o desafio de orientar o Estágio Supervisionado obrigatório na Licenciatura em Pedagogia tem nos aproximado já alguns anos, quando se tornou imprescindível à efetivação de nossas atividades, a construção de um diálogo acerca de saberes e fazeres da/na área. A partir dessa vivência, decidimos compartilhar este artigo que ora apresentamos para o II Seminário Formação Docente. Ele é recorte de uma pesquisa empreendida com professoras da Educação Infantil e acadêmicas em formação inicial no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí. A investigação teve como objetivoconhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas junto às crianças na Educação Infantil,promovendo uma reflexão sobre a formação de professoras e o Estágio Supervisionado. A pesquisa de campo se deu em um Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI), quando foram feitas observações das práticas realizadas e coletados dados através de questionários aplicados às professoras e às acadêmicas em formação na universidade.Como conclusão da pesquisa nós assinalamos que o Estágio Supervisionado obrigatório em Educação Infantil pode ser considerado uma prática curricular importante na formação das professoras e que estetem aproximado a prática pedagógica “real” da instituição com a “ideal” estudada nos bancos universitários. Apontamos, também, que o diálogo entre Educação Superior e Educação Infantil possibilita um profícuo campo de pesquisa o qual precisa ser foco mais frequente de investigações, pois as estagiárias demonstram dificuldades em relação à compreensão do processo educativo e receiam atuar como professoras, mesmo ainda em processo de aprendizagem.