REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumen
A conceituação do termo tecnologia não deve limitar a perspectiva materialista de produtos, máquinas e ferramentas, sua compreensão abrange saberes constituídos como a organização e transformação das relações humanas, não se limitando apenas a equipamentos de ponta e ideias transformadoras. Diante disso seu surgimento está influenciando o cotidiano da sociedade, proporcionando mudanças sociais, econômicas e culturais através da popularização de novos instrumentos tecnológicos que necessitam serem melhores compreendidas no contexto do exercício do pedagógico. Nesta era tecnológica pensar em políticas educacionais é raciocinar sobre ações e transformações que a sociedade necessita, priorizando o protagonismo dos sujeitos, onde a tecnologia pode ser utilizada ampliando a organização social. Objetivo: O objetivo deste trabalho é verificar as publicações nacionais dos últimos cinco anos na biblioteca Scientific Electronic Library Online (Scielo), refletindo sobre o uso das tecnologias educacionais perante a formação continuada dos professores da Educação Básica. Metodologia: O presente estudo realizou a revisão bibliográfica a partir do tema, com levantamento na Scielo. No levantamento das fontes, foram utilizadas as seguintes palavras-chave ou descritores: "Tecnologia educacional" e "Formação continuada". Foi criada uma lista de artigos para serem incluídos no estudo, contendo 4 artigos selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: os artigos analisados discorrem sobre o termo tecnologia como matéria, artefato tecnológico e que estes estão sendo apresentados nas escolas públicas do Brasil, porém ainda de forma ineficaz. Faz-se necessário prover melhor formação continuada, qualificando o docente para usos destas ferramentas.