APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UM HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM QUÍMICA
Resumen
Este artigo trata-se de um projeto em andamento de Trabalho de Conclusão de Curso que objetiva estudar a efetividade curricular dos cursos de licenciatura em química. Busca-se aqui apreender o contexto histórico relacionado à formação de professores, dando ênfase à área das Ciências da Natureza, mais especificamente, aos cursos de licenciatura em química no Brasil, fazendo uma breve trajetória dos primórdios desta formação inicial até os dias atuais, visando repensar o processo formativo dos profissionais da educação, assim como, apreender a identidade docente e todo o complexo contexto político e social que regem direta e indiretamente o futuro da profissão docente e dos cursos de licenciaturas no país. Entender os aspectos históricos, políticos e sociais que influenciam na formação inicial são fundamentais para a identificação de possíveis dificuldades enfrentadas nestes cursos atualmente. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, a partir de produções científicas publicada em livros, trabalhos apresentados em anais de eventos, revistas da área educacional, dissertações e teses. A partir das leituras, foi elaborado fichamentos e resenhas que possibilitam a discussão das principais mudanças efetuadas nas últimas décadas. Pode-se afirmar que neste período a formação de professores e os cursos de licenciatura tornaram-se uma temática central nas discussões no cenário acadêmico brasileiro, onde as exigências formativas se configuram cada dia mais complexas, afetando diretamente o papel do professor, porém a formação oferecida permanece sem alterações significativas. Diante deste cenário, deve-se refletir sobre a formação dentro da profissão, organizá-la através de políticas que possibilitem o desenvolvimento profissional e a reconstrução do espaço acadêmico de formação. As discussões aqui propostas visam repensar o processo formativo dos profissionais da educação, assim como, apreender a identidade docente e todo o complexo contexto político, social e econômico que regem direta e indiretamente o futuro da profissão docente e da educação brasileira.Descargas
Cómo citar
CALDAS, G. R., & AMORIM, M. D. (2017). APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UM HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM QUÍMICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 159–171. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4184
Número
Sección
Eixo 2. Formação Inicial de Professores