REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICA E PRÁTICA

Autores/as

  • Renata Portela RINALDI

Resumen

O presente texto deriva das reflexões que emergiram de uma pesquisa mais ampla intitulada “Formação de professores e estágio curricular supervisionado: oportunidade de diálogo e parceria entre a universidade e a escola pública”, desenvolvida pela pesquisadora, no interior do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior (GP-FPPEEBS) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente (UNESP/FCT). Intenciona desenvolver uma reflexão acerca do papel da escola e do profissional da educação como agente transformador, bem como analisar a importância dos processos de desenvolvimento profissional como potencializadores de uma educação de qualidade. Por meio da análise da Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 2/2015 buscar-se-á tencionar a necessária articulação entre ensino superior e educação básica, numa tentativa de não dissociar da formação teórica os elementos da prática. Caberá, ainda, pensar sobre a formação de professores, como campo de estudos e área de investigação importante para o desenvolvimento da profissionalização e da profissionalidade docente, e os vários entendimentos que são construídos no que tange a esse processo a fim de que se possam descortinar alternativas cada vez mais coerentes para que as demandas da escola pública atualmente sejam atendidas essencialmente em seu caráter qualitativo.

Cómo citar

RINALDI, R. P. (2017). REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICA E PRÁTICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 58–72. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4171