EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DA TEORIA NA PRÁTICA

Autores/as

  • Thomas Ravelly Silva CANTUARIO
  • Luana Lima ARAÚJO
  • Cláudia Diniz de MORAES

Resumen

O curso de Educação Física em licenciatura da universidade Católica Dom Bosco (UCDB) tem em sua grade curricular a disciplina denominada de Estágio Supervisionado II, sendo de grande importância para formação do acadêmico. Pois permite vivenciar o ambiente educacional, proporcionando o enfrentamento de situações inesperadas e não totalmente previstas em sala de aula. O presente trabalho tece algumas considerações a respeito dessas experiências. Entendendo que a Educação Física na Educação Infantil traz grandes contribuições, pois, auxilia no desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e emocional das crianças, por meios de atividades lúdicas as crianças trabalham o movimento, a linguagem corporal e a expressão. O estágio está sendo realizado no Centro de Educação Infantil São Domingos Sávio (CEI), localizado nas dependências da Universidade (UCDB). Tendo o início no mês de março e o encerramento no mês de Junho, totalizando uma carga de 180 horas. O CEI apresenta uma boa estrutura, possui duas quadras cobertas sendo que uma é de areia, tem um gramado extenso e duas varadas para realização de atividades, o local disponibiliza diversos materiais didáticos. As turmas atendidas pelo estágio foram os: Níveis I, Níveis II A e B e o Nível III, as aulas ocorreram uma vez por semana nas segundas-feiras com duração de cinquenta minutos. O cronograma de planejamento das aulas foi proposto pela professora supervisora, que sugeriu trabalhar com os seguintes eixos: o movimento e a corporeidade; o movimento e os jogos; o movimento em expressão e ritmo e o movimento e a saúde. Durante o semestre também foi proposto a elaboração de festivais proporcionando o pensar e a organizar atividades. Dessa forma o estágio torna-se indispensável e fundamental para os futuros profissionais uma vez que, é nesse momento que se coloca os conhecimentos adquiridos durante a formação em prática.

Publicado

2017-11-20

Cómo citar

CANTUARIO, T. R. S., ARAÚJO, L. L., & MORAES, C. D. de. (2017). EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DA TEORIA NA PRÁTICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 573. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4145

Número

Sección

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado