ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II – ENSINO MÉDIO: A FAMILIA: COMO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada, na disciplina de Estágio de Formação de Professores II, no curso de Licenciatura em Psicologia da UFGD, junto a uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, da rede pública de Dourados MS. O estágio propicia o aluno a possibilidade de observações em sala de aula e, ao mesmo tempo, a aplicação de uma regência. O tema escolhido para regência foi: A Família como espaço da Educação e teve como objetivo levar o aluno a uma reflexão sobre a importância da família como primeiro espaço de educação, bem como da educação escolar como uma continuação de sua educação. Também objetivou chamar a atenção dos estudantes para a necessidade de que estas duas instâncias estejam interligadas. Nesse sentido, foi entregue uma folha para cada aluno solicitado que desenhasse o retrato da família perfeita. Na sequência foi solicitado que relatassem sobre a educação que recebeu dentro de sua família. Depois desta introdução foi proposta uma discussão sobre a família enquanto base da sociedade primeiro grupo de socialização dos indivíduos. Discutiu-se ainda acerca de sua função e importância, tanto nas relações sociais, nas quais se inscreve, quanto no desenvolvimento emocional de seus membros. Discutiu-se ainda sobre a organização familiar ao longo dos tempos: a família aristocrática, a família camponesa, a família proletária e por último a família burguesa. Por fim, a regência foi concluída comentando sobre o potencial da escola quando esta se une à família na educação das novas gerações. Consideramos que este tema foi de suma importância para os alunos visto que muitos deles participaram contribuindo com comentários sobre o assunto e ao mesmo tempo discutindo sobre os modelos de famílias que existem nos dias atuais.