TEORIZANDO NA PRÁTICA

Autores/as

  • Bruna FERNANDES DOS SANTOS
  • Ana Carolina Vilela ARDENGHI

Resumen

O presente trabalho tem o propósito de relatar as experiências do desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A prática do estágio em Educação infantil, abordou o tema “Literatura infantil, corpo humano e autonomia”, o tema “corpo humano e autonomia” foi escolhido em face da exigência do Centro de Educação Infantil que trabalha por semana um determinado tema, trabalhar com a literatura infantil nessa fase foi proposto em face dos estudos realizados no curso de pedagogia especialmente durante a disciplina de “Fundamentos e Práticas da Literatura Infantil”, ressaltando a importância de favorecer o contato das crianças com bons livros, desde a mais tenra idade para que aprendam desde cedo a apreciar a leitura. O planejamento das aulas também foi desenvolvido visando a englobar todos os eixos norteadores da educação infantil, tais como apontados pelo RCNEI e os indicadores de qualidade da educação infantil. Foram então propostas atividades musicais, orais e escritas, de artes, de leitura, de natureza e sociedade e de conhecimentos matemáticos. A experiência proporcionada através do estágio supervsionado possibilitou a ampliação do significado de construção da minha identidade como profissional da área da educação infantil, preenchendo lacunas na minha formação acadêmica que precisavam ser vividas na prática. Essa experiência me mostrou a importância dos estudos sobre as teorias, da investigação e da reflexão nossa própria prática. Foi um trabalho desafiador, mas também muito significativo, através desse contato – principalmente durante a regência – pude estabelecer com as crianças um vínculo afetivo. Mas não basta é claro apenas afetividade, foi preciso antes de um planejamento minucioso, da mobilização de conhecimentos, habilidades e estratégias (que muitas vezes precisaram ser mudadas ou readaptadas) para desempenhar meu papel de profissional com competência e responsabilidade.

Publicado

2017-11-20

Cómo citar

FERNANDES DOS SANTOS, B., & ARDENGHI, A. C. V. (2017). TEORIZANDO NA PRÁTICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 564. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4136

Número

Sección

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado