ALGUMAS POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS COM O PÊNDULO SIMPLES E O PÊNDULO DE FOUCAULT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumen
Neste trabalho será apresentado um relato de experiência, proporcionado pelo Estágio curricular II - do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), referente ao segundo semestre de 2016, na Escola Estadual Ministro João Paulo Reis Veloso (Dourados-MS). Por ocasião do estágio, foram implementadas várias atividades, dentre as quais, uso de experimentos didáticos. Relataremos aqui algumas interações desenvolvidas com uma turma do segundo ano do nível médio de ensino, usando o pêndulo físico e o pêndulo de Foucault, respectivamente construídos pelo licenciando estagiário. Tomamos como base algumas orientações da pesquisa participante e da experimentação investigativa, estruturando as ações em três etapas: abordagem teórica sobre conceitos da ondulatória, investigação dos aparatos experimentais e aprofundamento teórico sobre os aparatos experimentais, bem como dos conceitos envolvidos. Constatamos que os estudantes estiveram bastante envolvidos com a manipulação do aparato, e ao encontro das ideias de alguns autores, ao afirmarem que o uso de atividades experimentais no ensino das ciências vai além da aprendizagem dos conceitos físicos envolvidos. Na presente experiência, notamos que possibilitaram aos estudantes apropriarem-se da relação entre conceitos físicos, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao manuseio de alguns instrumentos de medida, a mobilização de conceitos matemáticos usados na análise e interpretação dos dados construídos, além da uma aproximação de aspectos da natureza da ciência e da cultura científica. Para estes, é imprescindível o planejamento adequado do professor ao conduzir todas as etapas do manuseio dos aparatos experimentais, assim como etapas posteriores.