ALUNOS SURDOS NO ESPAÇO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ESCRITA

Autores/as

  • Lucimeire Gomes CUNHA
  • Paulo SOARES

Resumen

O artigo propõe uma reflexão sobre o processo de escolarização e aprendizagem de alunos surdos que chegam à escola básica ou superior, se já tiveram contato com uma segunda língua, diante disso, poderia ser feito um questionamento: a maioria possui competência linguística para escrever um texto conforme a língua culta, na segunda língua? Nesse sentido, é possível questionar se essas pessoas concluíram ou não seus percursos escolares apesar de não desenvolverem uma escrita de segunda língua com a fluência exigida conforme a estrutura gramatical desta língua. O tema de estudo faz parte da disciplina de LIBRAS. Entende-se que a escola deve buscar alternativas para garantir à criança acesso aos conhecimentos escolares na língua de sinais e o ensino da língua portuguesa como segunda língua seja um recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2017-11-20

Cómo citar

CUNHA, L. G., & SOARES, P. (2017). ALUNOS SURDOS NO ESPAÇO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ESCRITA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 322–329. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4118