FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL: UM OLHAR PARA O NEGRO NO BRASIL

Autores/as

  • Danielly Maidana de Menezes VIEIRA

Resumen

O presente trabalho é fruto de uma atividade de ensino desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Reitoria, que oferta cursos de aperfeiçoamento para professores. OBJETIVOS: Fornecer subsídios para a prática pedagógica de docentes sobre O Negro no Brasil, aspectos da cultura africana a partir da Lei 10.639 propiciando valores morais e sociais. Conscientizar e despertar no professor de todas as áreas como desenvolver projetos de ensino que abordem sobre a cultura negra, no âmbito interdisciplinar. Propor uma atuação pedagógica que promova práticas democráticas na disseminação de conteúdos sobre ações afirmativas. Orientar em ações não discriminatórias no ambiente escolar. Elaborar materiais didáticos específicos de educação étnicorracial Abordar sobre grandes intelectuais negros na Ciência e nas artes. METODOLOGIA: O curso de formação continuada é oferecido na modalidade semipresencial pela plataforma Moodle e por encontros presenciais. Os cursistas serão orientados a realizar atividades pedagógicas (aulas experimentais, atividades de sensibilização e mobilização da equipe escolar, reorganização do espaço escolar, atividades de pesquisa e vivencia dentro da comunidade escolar entre outras, oficinas de elaboração de planos de aula para ensinar educação étnico-racial); RESULTADOS PARCIAIS: A formação continuada em educação etnorracial promove práticas de ensino que contemplem uma educação ética,voltada para o respeito e resgaste da História do negros no Brasil e ao mesmo tempo a elaboração de  material didático para subsidiar prática pedagógica que fundamenta-se em  valorizar a cultura negra e suas contribuições para na História de nosso país.

Publicado

2017-11-20

Cómo citar

VIEIRA, D. M. de M. (2017). FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL: UM OLHAR PARA O NEGRO NO BRASIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 321. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4117