MORAR E ESTUDAR EM OUTRO LUGAR: uma leitura intercultural da experiência do estudante

Autores/as

  • Phoibe Nindokora Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

mobilidade estudantil, choque cultural, desigualdades acadêmicas

Resumen

Este artigo analisa a experiência intercultural de uma doutoranda burundiana matriculada na Universidade Federal da Grande Dourados (Brasil), destacando os desafios, as desigualdades e os aprendizados decorrentes da mobilidade estudantil. A reflexão cruza um relato pessoal com as análises de Murphy-Lejeune (2003), Paige (1993), Rousseau (1755) e a noção de "dupla ausência" desenvolvida por Sayad (1999). A história começa com a descrição de preparativos complexos: a ausência de uma embaixada brasileira no Burundi, a necessidade de viajar para um país vizinho para obter visto, a dificuldade de acesso a dólares americanos e o alto custo das passagens aéreas. A chegada ao Brasil revela uma série de choques: um golpe em São Paulo, o medo generalizado alimentado por conselhos conflitantes, as dificuldades de chegar ao destino e uma sensação de vulnerabilidade. Na universidade, as desigualdades se manifestam na linguagem das aulas, nas plataformas digitais e no isolamento social, impondo aos estudantes estrangeiros as mesmas avaliações que aos locais. Essas situações ilustram a " desigualdade institucionalizada" evocada por Rousseau. Apesar de tudo, o apoio do meu orientador acadêmico, de alguns alunos e da administração permitiu uma resiliência gradual, fomentando a construção de uma identidade híbrida (Murphy-Lejeune, 2003). Essa experiência demonstra que a mobilidade estudantil é um teste de transformação, mas que requer políticas de acolhimento mais inclusivas.

Biografía del autor/a

Phoibe Nindokora, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui mestrado em Didactique De Fancais( DFLE) pela Uiversitiy of Burundi(2022). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Diversidade.
Atualmente participa do Programa de Mobilidade Internacional do GCUB, sendo bolsista da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

Citas

ALTBACH, P. G. Tradition and transition: The international imperative in higher education. Rotterdam: Sense Publishers, 2007.

KIM, Y. Y. Becoming intercultural: An integrative theory of communication and cross-cultural adaptation. Thousand Oaks: Sage, 2001.

MURPHY-LEJEUNE, E. L’étudiant européen voyageur, un nouvel étranger. Paris: Didier Érudition, 2003.

PAIGE, R. Michael. Education for the intercultural experience. Yarmouth: Intercultural Press, 1993.

RAO, P. From India to Canada: An autoethnographic account of an international student’s decision to settle. Journal of International Migration and Integration, v. 22, p. 55-72, 2021.

ROUSSEAU, J. J. Discours sur l’origine et les fondements de l’inégalité parmi les hommes. Amsterdam: Marc Michel Rey, 1755.

SAYAD, A. La double absence : des illusions de l’émigré aux souffrances de l’immigré. Paris: Seuil, 1999.

SMITH, K.; MARTINS, A. The Experience of International Students: Biographical Narratives and Identities. Society, v. 60, n. 1, p. 80-96, 2023

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Nindokora, P. (2025). MORAR E ESTUDAR EM OUTRO LUGAR: uma leitura intercultural da experiência do estudante. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10592