MORAR E ESTUDAR EM OUTRO LUGAR: uma leitura intercultural da experiência do estudante

Authors

  • Phoibe Nindokora Universidade Federal da Grande Dourados

Keywords:

mobilidade estudantil, choque cultural, desigualdades acadêmicas

Abstract

Este artigo analisa a experiência intercultural de uma doutoranda burundiana matriculada na Universidade Federal da Grande Dourados (Brasil), destacando os desafios, as desigualdades e os aprendizados decorrentes da mobilidade estudantil. A reflexão cruza um relato pessoal com as análises de Murphy-Lejeune (2003), Paige (1993), Rousseau (1755) e a noção de "dupla ausência" desenvolvida por Sayad (1999). A história começa com a descrição de preparativos complexos: a ausência de uma embaixada brasileira no Burundi, a necessidade de viajar para um país vizinho para obter visto, a dificuldade de acesso a dólares americanos e o alto custo das passagens aéreas. A chegada ao Brasil revela uma série de choques: um golpe em São Paulo, o medo generalizado alimentado por conselhos conflitantes, as dificuldades de chegar ao destino e uma sensação de vulnerabilidade. Na universidade, as desigualdades se manifestam na linguagem das aulas, nas plataformas digitais e no isolamento social, impondo aos estudantes estrangeiros as mesmas avaliações que aos locais. Essas situações ilustram a " desigualdade institucionalizada" evocada por Rousseau. Apesar de tudo, o apoio do meu orientador acadêmico, de alguns alunos e da administração permitiu uma resiliência gradual, fomentando a construção de uma identidade híbrida (Murphy-Lejeune, 2003). Essa experiência demonstra que a mobilidade estudantil é um teste de transformação, mas que requer políticas de acolhimento mais inclusivas.

Author Biography

Phoibe Nindokora, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui mestrado em Didactique De Fancais( DFLE) pela Uiversitiy of Burundi(2022). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Diversidade.
Atualmente participa do Programa de Mobilidade Internacional do GCUB, sendo bolsista da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

References

ALTBACH, P. G. Tradition and transition: The international imperative in higher education. Rotterdam: Sense Publishers, 2007.

KIM, Y. Y. Becoming intercultural: An integrative theory of communication and cross-cultural adaptation. Thousand Oaks: Sage, 2001.

MURPHY-LEJEUNE, E. L’étudiant européen voyageur, un nouvel étranger. Paris: Didier Érudition, 2003.

PAIGE, R. Michael. Education for the intercultural experience. Yarmouth: Intercultural Press, 1993.

RAO, P. From India to Canada: An autoethnographic account of an international student’s decision to settle. Journal of International Migration and Integration, v. 22, p. 55-72, 2021.

ROUSSEAU, J. J. Discours sur l’origine et les fondements de l’inégalité parmi les hommes. Amsterdam: Marc Michel Rey, 1755.

SAYAD, A. La double absence : des illusions de l’émigré aux souffrances de l’immigré. Paris: Seuil, 1999.

SMITH, K.; MARTINS, A. The Experience of International Students: Biographical Narratives and Identities. Society, v. 60, n. 1, p. 80-96, 2023

Published

2025-12-05

How to Cite

Nindokora, P. (2025). MORAR E ESTUDAR EM OUTRO LUGAR: uma leitura intercultural da experiência do estudante. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10592