ENSINO DE ARTE EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITAPORÃ/MS
Abstract
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo realizada na disciplina de estágio supervisionado, integrada na matriz curricular do curso de Artes Visuais, do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Objetivou-se com a referida pesquisa, investigar as práticas pedagógicas presentes no ensino de arte em duas escolas públicas do município de Itaporã, Mato Grosso do Sul, no ano de 2013. Para isso, realizou-se a observação das aulas de arte das turmas do quarto ano do ensino fundamental I, identificando os conteúdos, as metodologias, os recursos e os critérios de avaliação adotados pelas professoras de arte das respectivas turmas. Considera-se neste artigo, o referencial teórico em torno do ensino de arte como Barbosa (1978), Ferraz e Fusari (1999; 2001), Iavelberg (2003), Silva (2013), os PCNs / Arte (1996; 1997) e o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul - ensino fundamental (2012). Concluiu-se que as professoras participantes da pesquisa, utilizam o Referencial Curricular da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, na elaboração de seus planos de aula, principalmente na escolha dos conteúdos, ainda que cada professora tenha uma forma peculiar de trabalhar o ensino de arte, ambas são orientadas pelo mesmo documento. Considera-se por fim, a necessidade de ampliar as discussões relacionadas a polivalência presente nas práticas pedagógicas dos professores de arte e de como essas práticas são percebidas e discutidas no âmbito da formação inicial.