METODOLOGIA ALTERNATIVA DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE GLÂNDUAS E ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO
Abstract
Avaliar se os alunos estão construindo conhecimentos referentes aos temas que são abordados em sala de aula não é fácil, pois muitas avaliações são realizadas com base na memorização e reprodução de conteúdo de ciências da natureza (NASCIMENTOS; RÔÇAS, 2016). Buscando enfrentar esse modelo de avaliação, procuramos inserir formas alternativas de identificarmos processos de apropriação do conhecimento. Inserimos a obra – A Reforma da Natureza – do Monteiro Lobato, como elemento de avaliação de conceitos relacionados à fisiologia humana: órgão e glândula. Escolhemos essa obra por três motivos: por apresentar uma linguagem acessível aos acadêmicos, por dialogar com o conteúdo científico trabalhado – fisiologia humana -, e por veicular conceitos corretos e incorretos sobre os conceitos: glândulas e órgãos. O objetivo da pesquisa foi identificarmos se o livro - A Reforma da Natureza - era um bom instrumento de avaliação de aprendizagem de conceitos – órgãos e glândulas - pelos acadêmicos guaranis e kaiowásDownloads
Published
2019-12-05
How to Cite
YAMAZAKI, R. M., ORTIZ, O. M., & RODRIGUES, L. (2019). METODOLOGIA ALTERNATIVA DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE GLÂNDUAS E ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 129–130. Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5798
Issue
Section
Eixo 2. Formação Inicial de Professores