PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O objetivo deste relato é compartilhar as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica, programa que tem a pretensão de reconfigurar o estágio supervisionado, induzindo o aperfeiçoamento da formação docente e contribuindo para uma reflexão crítica acerca das práticas realizadas na formação inicial. Para este trabalho, o recorte se dá nas práticas vivenciadas por acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS/CPTL, em um Centro de Educação Infantil (CEI) do município de Três Lagoas – MS, com enfoque central na docência que se concretizou mediante desenvolvimento de projeto natalino. Neste trabalho, optamos por apresentar um relato do projeto de intervenção que se desenvolveu em uma turma de Grupo 4 composta por vinte alunos com idade entre 3 e 4 anos, durante o mês de novembro de 2018. O projeto desenvolvido foi “O Natal pelo Mundo” e o desafio foi atender ao currículo prescrito e, ao mesmo tempo, atender as necessidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, principalmente no que diz respeito à Diversidade Cultural. A base legal do Programa em pauta (BRASIL, 2019), as Diretrizes de Formação Docente (2015), Freire (2011) e outros contribuíram com a fundamentação teórica do trabalho. Na metodologia, os dados foram coletados durante as observações participantes e descrevem as práticas vivenciadas e os momentos em que se sucederam o período de docência. Como resultados infere-se que o Programa tem contribuído com a formação inicial e tematização da prática. Tais práticas contribuem para uma maior aproximação da realidade escolar em seus diferentes níveis, além da docência, que permite ao acadêmico, planejar, elaborar e aplicar sequências didáticas, contribuindo para uma formação completa e uma experiência enriquecedora e gratificante, em que os mesmos puderam estar em contato com a Educação Infantil e vivenciar as práticas pedagógicas que envolvem o trabalho docente.