MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIDADE PARA DESENVOVIMENTO DA CRIANÇA
Abstract
O presente trabalho refere-se de uma pesquisa em andamento cujo tema central trata da importância da música na Educação Infantil. O objetivo principal é identificar como a música contribui para a criança desenvolver sua criatividade, criticidade, expressividade e comunicação e analisar como isso ajuda na socialização. A criança com um ser complexo e repleto de curiosidade, expressa-se através de gestões, sons e movimentos, o que precisa ser considerado no processo de aprendizagem e no desenvolvimento pleno desta num sentido de que os estímulos sejam explorados e atendendo assim, outros saberes possíveis desta criança. No campo da psicologia, Vygotsky e Piaget irão ser dois investigadores essenciais para o processo de compreender o desenvolvimento destas. Vale salientar que a pesquisa tem caráter teórico e de análise de periódicos. Sentido pelo qual, pretendem-se analisar a produção bibliográfica dos últimos dez anos da revista da ABEM, focando e contextualizando a música na Educação Infantil. Propõe-se que esse estudo seja de caráter teórico, tendo como metodologia, a análise da produção dos últimos dez anos da Revista da ABEM, fazendo a necessária análise de dados e trazendo as provocações contidas em um estudo referente a esta temática. Até o presente momento, a pesquisa se encontra no processo de abordar os artigos publicados, realizando leituras preliminares de titulo, resumos e palavras-chaves para então o aprofundamento de conteúdos dos artigos completos. Pode se notar um número ínfimo de produção ao que se refere o estudo da música na educação infantil, propondo-se nesse sentido maior reflexão e olhar sensível para o assunto em voga.
Palavras-chave: Música. Educação Infantil. Desenvolvimento da criança.