INSPIRAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CLASSES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO PROGRAMA PROEPRE
Abstract
O presente relato de experiência tem por objetivo apresentar a vivência como professora formadora em um curso de formação continuada, ofertado pela Escola de Extensão da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. O curso, intitulado PROEPRE – Programa de ensino Fundamental e médio, tem por objetivo, ao longo de 240 horas, proporcionar uma aproximação da teoria piagetiana com a organização escolar e do trabalho pedagógico. Dessa maneira, os cursistas, em geral já atuantes como professores da educação básica, são levados a refletir sobre uma possibilidade de modificar sua rotina de trabalho pedagógico, em alternativa ao modelo tradicional. Em específico, a experiência relatada, revela os projetos que foram apresentados ao final do curso, no ano de 2016, aplicados em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas da rede pública e privada de cidades do interior do estado de São Paulo. Todos os projetos tiveram inspirações piagetianas e proepreanas para sua efetivação. Destaca-se que a organização do trabalho pedagógico de forma diferenciada, não é tarefa fácil, tampouco ocorre de maneira abrupta. Para tal, ressalta-se especialmente a importância do embasamento teórico, que justifique as escolhas pedagógicas, bem como uma mudança de paradigma na concepção do professor no que se refere a sua concepção de ensino-aprendizagem, para que mudanças positivas em seu trabalho diário junto às crianças possam ser efetivadas.